Laudo Técnico Sistema Prevenção Combate Incêndio Pânico
O Laudo Técnico do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico é um dos documentos que comprova a a segurança da edificação.
Seja micro, pequeno ou médio porte, uma edificação sempre pode apresentar riscos. Para que sejam iniciadas operações no local, é necessário garantir que a edificação esteja preparada para situações de emergência, como incêndios. Por isso, o Laudo Técnico do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, juntamente ao AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é a certificação civil de que a construção se enquadra nas normas de segurança enquanto o AVCB é a certificação militar emitida pelo CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais).
O que é o Laudo Técnico de Segurança?
O documento é obrigatório em diversos municípios, sendo que em alguns como Belo Horizonte pode vir a ser exigido pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), mesmo quando o AVCB não é exigido pelo CBMMG.
Empreendimentos e edificações de menor porte contam com sistemas de combate a incêndio e pânico simplificados devido ao projeto de incêndio ser o PTS (Projeto Técnico Simplificado), outros que possuem determinada carga de incêndio*, circulação de pessoas acima de um determinado número por dia ou hora devem ter o PSCIP (Projeto de Segurança e Combate a Incêndio e Pânico) aprovado pelo CBMMG e, consequentemente, realizarsua implantação, solicitar vistoria dos Bombeiros e finalmente obter o AVCB.
O AVCB é emitido junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o Laudo Técnico do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico é emitido por engenheiro devidamente habilitado e capacitado para tal perante ao conselho regional e o mesmo acompanha Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.
As exigências do Corpo de Bombeiros são necessárias para garantir a adequação da edificação e da atividade às normas técnicas com o objetivo de preservarem as vidas das pessoas e os bens constantes no imóvel, assim como edificações vizinhas.
É importante lembrar que, para que o seguro de incêndio tenha validade e cubra os danos à edificação o AVCB é o documento que deve estar válido.
“Explore os sites e use os mecanismos de busca para encontrar informações específicas. Lembre-se de que as legislações estão sujeitas a alterações, consulte sempre a última revisão.”
Compliance, ESG, Auditoria, Licenciamentos, Projetos e Laudos