O que é ESG?

O que é ESG?

O termo ESG tem ganhado notoriedade no mercado empresarial e financeiro.

A sigla é derivada do inglês que significa environmental (práticas relacionadas ao meio ambiente), social (questões sociais) e governance (governança), afinal, o que é ESG? O assunto ganhou tanta reputação que, cada vez mais, busca-se o entendimento e a aplicação dos critérios provenientes da sigla aplicada às empresas, aumentando a competitividade no mercado. 

Cada vez mais as questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial. Os critérios estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que agrupam vastos desafios e vulnerabilidades da sociedade, de maneira geral. Uma empresa adepta às práticas ESG conhece seus impactos negativos e positivos na sociedade buscando sempre potencializar os positivos e minimizar ou mitigar os negativos. 

Já parou para pensar se a sua empresa tem alguma prática que segue os princípios da sustentabilidade, em conformidade com as dez práticas do pacto global e os ODS da ONU?! Vamos relembrar quais são eles: 

  • Práticas no pacto global: 
  1. Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência;
  2. Assegurar a não participação da empresa em violações dos direitos humanos;
  3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecer o efetivo do direito à negociação coletiva;
  4. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
  5. Erradicar todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva;
  6. Estimular práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego;
  7. Assumir práticas que adotem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais;
  8. Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental;
  9. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis;
  10. Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo a extorsão e suborno.
  • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: 
  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável;
  3. Saúde e bem-estar;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energia limpa e acessível;
  8. Trabalho decente e crescimento econômico;
  9. Indústria, inovação e infraestrutura;
  10. Redução das desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Consumo e produção responsáveis;
  13. Ação contra a mudança global do clima;
  14. Vida na água (conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos);
  15. Vida terrestre (proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres);
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias e meios de implementação.

No Brasil, objetivando consolidar os conceitos do ESG, foi lançada no final do ano de 2022 uma prática recomendada visando a padronização e identificação dos critérios e princípios relacionados ao meio ambiente, sociedade e parâmetros de governança. Tal prática é descrita na norma ABNT PR 2030 – ESG – conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e não possui caráter legislativo e sim de recomendação. Por meio de tal norma, será possível direcionar estratégias e metas para as empresas, considerando o aprofundamento de estruturas subdivididas em eixos, temas e critérios. 

Se tratando do eixo Ambiental (E), tem-se:

  • Mudanças climáticas
    • Mitigação de emissões de gases de efeito estufa (GEE)
    • Adaptação às mudanças climáticas
    • Eficiência energética
  • Recursos hídricos 
    • Uso da água
    • Gestão de efluentes
  • Biodiversidade e serviços ecossistêmicos
    • Conservação e uso sustentável da biodiversidade
    • Uso sustentável do solo
  • Economia circular e gestão de resíduos
    • Economia circular
    • Gestão de resíduos
  • Gestão ambiental e prevenção da poluição
    • Gestão ambiental
    • Prevenção da poluição sonora (ruídos e vibrações)
    • Qualidade do ar (emissão de poluentes)
    • Gerenciamento de áreas contaminadas
    • Produtos perigosos

No eixo Social (S), tem-se:

  • Diálogo social e desenvolvimento territorial
    • Investimento social privado
    • Diálogo e engajamento das partes interessadas
    • Impacto social
  • Direitos humanos
    • Respeito aos direitos humanos
    • Combate ao trabalho forçado ou compulsório
    • Combate ao trabalho infantil
  • Diversidade, equidade e inclusão
    • Políticas e práticas de diversidade e equidade
    • Cultura e promoção de inclusão
  • Relações e práticas de trabalho
    • Desenvolvimento profissional
    • Saúde e segurança ocupacional
    • Qualidade de vida
    • Liberdade de associação
    • Política de remuneração e benefícios
  • Promoção de responsabilidade social na cadeia de valor
    • Relacionamento com consumidores e clientes
    • Relacionamento com os fornecedores

Já no eixo Governança (G), tem-se:

  • Governança corporativa 
    • Estrutura e composição da governança corporativa
    • Propósito e estratégia em relação à sustentabilidade
  • Conduta empresarial
    • Compliance, programa de integridade e práticas anticorrupção
    • Práticas de combate à concorrência desleal (antitruste)
    • Engajamento das partes interessadas
  • Práticas de controle e gestão
    • Gestão de riscos do negócio
    • Controles internos
    • Auditorias interna e externa
    • Ambiente legal e regulatório
    • Gestão da segurança da informação
    • Privacidade de dados pessoais
  • Transparência na gestão 
    • Responsabilização (prestação de contas)
    • Relatórios ESG, de sustentabilidade e/ou relato integrado

A estrutura trouxe clareza nas aplicações e ações necessárias a cada tema. Além desta classificação, a norma traz critérios para enquadramento dos estágios de maturidade da empresa considerando o cenário atual e o processo evolutivo necessário. São considerando cinco estágios: 

  • Elementar = restringe-se à abordagem da legislação e requisitos regulamentares obrigatórios (ainda não considerado como práticas ESG);
  • Não Integrado = modo inicial por meio de práticas dispersas, ainda não integradas satisfatoriamente com a gestão (ainda não considerado como práticas ESG);
  • Gerencial = processos estruturados, mecanismos de controle e melhoria contínua integrados ao modelo de gestão (aderências às práticas ESG);
  • Estratégico = principais lideranças da organização à frente dos processos possuindo objetivos, metas, indicadores chave e monitoramento contínuo. A organização contribui com soluções para os desafios ESG pela diferenciação de produtos e serviços.
  • Transformador = posicionamento como base de modelo estratégico de negócio e atuação para impactar e influenciar outras organizações no fortalecimento pauta ESG, em um movimento mais amplo frente ao seu setor de atividade e cadeias de valor.
“Explore os sites e use os mecanismos de busca para encontrar informações específicas. Lembre-se de que as legislações estão sujeitas a alterações, consulte sempre a última revisão.”

Compliance, ESG, Auditoria, Licenciamentos, Projetos e Laudos